Shampoo sólido, como assim?

Volta e meia nós nos surpreendemos com as inovações dentro do mundo dos cosméticos sustentáveis. O shampoo sólido é uma dessas e já está nas cabeças – e cabelos! – das pessoas faz algum tempo.

Os shampoos sólidos são uma versão mais consistente do shampoo convencional, podendo vir em formato de barra ou em pasta, perfeito para quem busca uma forma mais ecológica de tratar dos cabelos e do couro cabeludo. Uma solução prática e muito divertida, o shampoo sólido está presente no mercado para os mais diversos tipos de cabelo.

Mas quais são as maiores diferenças entre os shampoos sólidos e os convencionais?

Além da sua consistência, os shampoos sólidos são preparados sem levar água em sua fórmula, sendo composto muitas vezes por ingredientes 100% naturais, assim como óleos essenciais, dispensando o uso de sulfatos ou ingredientes químicos que podem de alguma forma agredir ou estressar o couro cabeludo.

O seu formato sólido faz com quem eles sejam opções de melhor custo-benefício, uma vez que tendem a durar mais do que os shampoos líquidos. Muitas vezes, um pote do shampoo em pasta ou dos shampoos em barra, equivalem a duas ou três embalagens de seu equivalente líquido.

E no caso dos shampoos em barra, não há a necessidade de carregarem embalagens em plástico, sendo mais sustentáveis; imagina quantas garrafas de plástico não são eliminadas todos os meses por conta de shampoos e condicionadores líquidos?!

Por serem uma alternativa mais natural, eles fazem uma limpeza mais suave do couro cabeludo, perfeito para quem está implementando rotinas de Low Poo e No Poo na higiene pessoal, e também para pessoas que sofrem com sensibilidade no couro cabeludo e quedas de cabelo por atrito ou estresse da área seja por doenças genéticas ou queimaduras de sol.

Vale mesmo a pena trocar o meu shampoo pelo shampoo sólido?

A nossa resposta é sim! A equipe da Maria Verde elegeu alguns motivos ÓTIMOS para você fazer essa troca na sua rotina:

Pense que os shampoos sólidos são sempre formulados da forma mais natural possível, e é realmente bom saber exatamente o que você está colocando no seu cabelo, em termos de ingredientes e químicas!

Eles raramente precisam de embalagens e muitos produtores fazem a escolha de vender esses produtos de forma “naked” (completamente sem embalagem ou logos). Os que optam por vender, muitas vezes o fazem com opções ecológicas e retornáveis

Como falamos aqui em cima, o shampoo sólido costuma render o equivalente a duas ou três embalagens de shampoo líquido, além de ser muito menor e mais fácil para se levar em viagens e na necessaire.

Tem algum contra?

No caso dos shampoos em barra, tem que tomar cuidado ao guardar o produto no seu chuveiro para que não se tenha nenhum desperdício! Ambientes molhados ou guardar ele num lugar que acumule água pode acabar por dissolver a barra. O ideal é ter uma latinha com furos no fundo para escorrer a água.

Para cabelos mais oleosos, que fazem tratamentos específicos ou que usam muita química, o shampoo sólido demora mais para mostrar os seus benefícios. Durante o período de adaptação, é provável que precise de mais lavagens ou alternar o seu uso com produtos que controlem a oleosidade ou caspas.

Como eu uso o shampoo sólido e como eu escolho o tipo ideal para o meu cabelo?

Molhe bastante o seu cabelo com água corrente;

Molhe o seu shampoo sólido e esfregue como um sabonete comum;

Aplique diretamente no seu couro cabeludo com movimentos circulares até que forme espuma.

Com a ajuda das pontas dos dedos, massageie o couro cabeludo, aproveitando para espalhar a espuma pelos fios. Deixe agir por alguns segundos.

Enxágue o cabelo e certifique-se da retirada de todo produto.

Para a maioria dos tipos de cabelos, nós recomendamos o uso de condicionadores sólidos, com formulações mais naturais.

Escolher o seu tipo de shampoo sólido é muito fácil, funciona da mesma forma quando vamos escolher o shampoo convencional. Entenda as principais demandas dos seus cabelos e o tipo do seu fio, assim, escolha os ingredientes compatíveis com as suas necessidades (menta para quem quer uma limpeza com frescor, mel para hidratação, copaíba para o controle de oleosidade e assim vai!).

Muitos produtores e vendedores de produtos naturais ficarão mais do que felizes em te ajudar a escolher o melhor tipo de produto para você! Aqui no Maria Verde nós sempre descrevemos bem os nossos produtos para te ajudar a escolher qual é o melhor para a sua necessidade.

Quer conhecer mais da nossa seleção de shampoos sólidos? É só clicar aqui!