Tudo o que colocamos no nosso corpo afeta a nossa saúde – seja através de alimentos, cosméticos, produtos de higiene pessoal e por aí vai. E hoje no blog da Maria Verde nós vamos falar sobre os motivos pelos quais a nossa equipe começou a usar cosméticos orgânicos no dia a dia, que impactam positivamente não apenas nossas vidas como indivíduo, mas também na sociedade como um todo!

Nós acreditamos muito no poder que uma comunidade tem, e inspirar as pessoas a consumirem produtos orgânicos e cosméticos naturais é algo que adoramos fazer.

Mas… o que são produtos orgânicos?

Já ouvimos falar por aí sobre alimentos orgânicos, não é mesmo? Mas os orgânicos vão muito além disso, e contemplam desde roupas e cosméticos, até remédios e produtos para a casa. Basicamente, eles são produtos cultivados sem agrotóxicos e fertilizantes industrializados, de forma completamente limpa e natural, resultando em um produto mais sadio.

Esses processos apresentam muitas vantagens não apenas para os consumidores de produtos orgânicos, mas também para todo o meio ambiente, uma vez que são baseados em processos naturais da agricultura e não promovem um impacto predatório para a natureza, mantendo a vida do solo em questão intacta e saudável para outros ciclos.

Além de tudo isso, por serem manejados de forma natural, eles são produzidos me menor escala, promovendo uma valorização dos produtores locais e mantendo a economia da região mais concentrada, gerando uma melhoria na vida de diversas famílias agrícolas do país.

Os produtos orgânicos que nós mais ouvimos falar e temos contato são os alimentos, claro, já muito presentes em mercados e no dia a dia das pessoas, mas você sabia que também existem roupas, remédios e até cosméticos produzidos dessa forma e feitos por marcas 100% brasileiras?

Alternativas orgânicas para cosméticos e cuidados pessoais

Soluções mais sustentáveis e naturais, os cosméticos orgânicos vêm como uma alternativa para o mundo da beleza industrializado. Geralmente produzidos localmente e em menor escala, esses cosméticos usam apenas ingredientes encontrados na natureza de forma a não causar um impacto ambiental negativo.

Muito mais clean e seguros do que os cosméticos padrões, várias empresas estão se engajando para trazer aos consumidores opções que respeitem o meio ambiente e não tenham efeito nocivo à longo prazo para que os usa.

De acordo com órgãos regulatórios que lidam com meio ambiente e saúde, como o EBD (Instituto Biodinâmico) e o Ecocert, os cosméticos naturais devem conter em sua fórmula ao menos 95% de matérias-primas naturais e 5% podem ser materiais sintéticos, desde que estejam aprovados. Há uma lista de matérias-primas naturais e sintéticas que são proibidas por esses órgãos e que podem ser consultadas aqui.

Sobre as makes ecológicas, nós já falamos bastante por aqui no blog, e você pode ler muito mais sobre o assunto clicando aqui.

Comprando seus produtos orgânicos favoritos

Aqui na Maria Verde nós trabalhamos sempre com as melhores marcas disponíveis no mercado, e aqui deixamos uma seleção dos nossos best sellers para quem quer começar a inserir cosméticos naturais na rotina!