O café, nosso companheiro mais fiel de todas as manhãs, pode fazer muito mais do que só te manter acordado. Hoje vamos aprender alguns benefícios e usos da borra de café para o seu dia a dia!

Para a pele

Fonte de cafeína e com funções antiinflamatórias e antioxidantes, o café promove uma renovação cutânea com a ativação dos vasos sanguíneos e estimulação dos poros através da esfoliação. Para o rosto, usar a borra do café como máscara ou como um esfoliante pode trazer uma pele mais iluminada e com aparência jovem, já que diminui o inchaço da pele, principalmente da região das bochechas e abaixo dos olhos.

Já para o corpo, a cafeína é vista como um dos ingredientes mais populares para queima de gordura, promovendo diminuição do inchaço e, por causa de sua ação antiinflamatória e antioxidante, melhorando a aparência de celulites.

Você pode tanto usar a borra de café pura quanto associada a óleos essenciais, como camomila (ajudando a acalmar a pele e deixá-la mais iluminada) ou tea tree (que promove o combate à acne e vermelhidão).

Para o cabelo

A borra do café é um dos esfoliantes capilares favoritos das mulheres de cabelo castanho, porque além de tonalizar a cor e deixá-la mais brilhante, ela estimula o couro cabeludo, promovendo uma limpeza mais profunda.

O uso de esfoliantes capilares é benéfico principalmente antes de fazer uma hidratação profunda, sendo ele o responsável por estimular a maior circulação na área ao oxigenar os poros do couro cabeludo, permitindo a maior entrada de nutrientes.

Você pode usar a borra do café como uma pasta, junto ao seu condicionador usual, ou preparar uma máscara com óleo de coco ou o creme de hidratação próprio para o seu tipo de cabelo.

Para plantas

Um dos melhores amigos dos cultivadores de Orquídeas é a borra de café. Com o grão de café recém moído, suas borras funcionam perfeitamente como um repelente natural para o solo, afastando pragas que possam prejudicar a flor, mas sem prejudicar os demais organismos da terra. A borra de café é usada para afastar pragas como caracóis, lesmas e formigas, além de ser uma fonte rica de nitrogênio e potássio, ambos fundamentais para o desenvolvimento saudável das plantas.

Para usar a borra de café, você deve armazená-la com cuidado e deixar secar ao sol. Você pode tanto diluir 150 gramas de borra de café em 10 litros de água ou, no caso de orquídeas terrestres, empregar a borra dentro da mistura da compostagem.

Um outro ótimo uso da borra de café, é para a limpeza de folhas de plantas que ficam dentro da casa e acumulam pó, uma vez que o uso de produtos de limpeza podem ser prejudiciais. Para isso, é só diluir uma parte da borra de café em cinco partes de água, molhar um pano e pronto, todas as folhas ficarão limpas e brilhantes.

Como secar, armazenar e conservar

Antes de usar a sua borra de café no dia a dia, você deve tomar alguns cuidados de armazenamento para que ela se mantenha limpa de bactérias e agentes que podem prejudicar sua saúde, como mofos.

Com a borra ainda dentro do coador, coloque para secar sob o sol. Se necessário, use um copo para segurar o coador de pé para que a água saia por completo. Assim que ela estiver seca, retire-a de seu coador e armazene em um pote com tampa. Feche firmemente para evitar a entrada de ar e guarde o pote dentro da geladeira ou em algum lugar fresco e sem sol.