Você já ouviu falar nas escovas de dente de bambu?

Isso mesmo – bambu, aquele planta oriental que encontramos em quase todos os lugares. Tá que o bambu, além de ser lindo para enfeitar ambientes, também virou um dos recursos sustentáveis e renováveis para as nossas rotinas – hoje já vemos talheres, canudos e… escovas de dente!

Como uma alternativa muito mais responsável do que as escovas de dente convencionais – a diferença entre as duas está presente na composição delas, sendo que a sustentável não leva plástico em seu cabo, e com redução de plástico nas suas cerdas (feitas de nylon).

O que isso significa? Que ela tem uma composição de quase 95% de sua estrutura feita de um material biodegradável, o que torna sua sustentabilidade maior e seu descarte, com menos impacto na geração de lixo para o planeta. Muito melhor do que, a cada três meses, comprometer um pouquinho mais do planeta no qual vivemos, né?

A melhor parte é que os preços não são tão diferentes assim a ponto de tornarem a substituição inviável para quem não quer aumentar os custos no dia a dia.

Mas ela dura tanto quando uma escova? E é seguro usar?

Por ser de madeira, ficamos inseguros quanto a presença de bactérias e mofos que podem surgir quando colocamos ela em contato com a água. Porém, o bambu é uma madeira altamente resistível a água, assim como à ação de fundos e bactérias, desse modo a escova de dentes não requer cuidados além daqueles que todo dentista já pede: que seja guardada em locais que não sejam propícios à formação de fungos e bactérias, como superfícies molhadas e com ausência de luz.

Aqui, fica apenas a nossa recomendação: que sempre seque bem as cerdas depois de utilizar e que troque de três em três meses, assim como você faria com uma escova de dentes comum.

Posso usar qualquer pasta de dentes com ela? 

Sim! Mas existem muitas outras alternativas sustentáveis e naturais para pastas de dentes e em breve traremos um post aqui no blog para falar sobre tudo isso!

Passaram os três meses de uso, como descarto minha escova?

Isso é fácil. Como é uma escova de dentes ecológica, o seu descarte pode ser feito desde em lixos de matéria orgânica ou até mesmo em composteiras, terrenos com terra fértil ou espaços onde você possa enterrá-la. O único cuidado a mais que você pode ter é de cortar as cerdas de nylon para serem descartadas junto com recicláveis, ou nem isso. É só enterrar em um espacinho e não ter peso na consciência.

Mas como eu faço essa substituição?

Hoje elas são muito mais fáceis de encontrar em diversos pontos do país. Além de algumas marcas disponíveis no mercado serem encontradas em farmácias mais antenadas e em lojas de produtos naturais e sustentáveis, aqui na Maria Verde temos uma seleção com as nossas marcas favoritas prontas para serem enviadas para a sua casa!

Quer saber mais? É só clicar aqui para acessar a nossa loja