A época mais gostosa do ano está chegando e nós, que adoramos uma desculpa para fazer várias delicias veganas, já estamos escolhendo nossas receitas favoritas para o mês de Junho, recheado de comidas típicas e doces juninos – tudo vegano!

A gente sabe que nem sempre durante as festividades encontramos versões veganas das comidas que nós amamos, mas de nada adianta reclamar e não colocar a mão na massa, não é mesmo? Para isso, o nosso time tirou um tempo especial para testarmos várias receitas que, além de deliciosas, são todas especiais para que você possa fazer uma Festa Junina Vegana.

Além dos típicos Quentão e Vinho Quente, muito populares e que já não precisam de adaptação, docinhos como o Pé-de-Moleque, Paçoca e o Quebra-Queixo não levam nenhum ingrediente de origem animal. Salgados como caldo de Feijão e Caldo verde também podem ser feitos sem o adicional de carne, além do próprio milho cozido. A pamonha é a mesma coisa, por mais que muitos pensem que leve algum tipo de leite – só aqui você tem quase um banquete, né? É muito bacana quando descobrimos que já existem muitas receitas que nem precisam ser adaptadas para serem veganas, basta procurarmos!

Mas e as que levam, como é que podemos adaptar?

Puxa o caderninho e presta atenção…

Canjica Vegana (ou Mugunzá)

https://presuntovegetariano.com.br/receitas/canjica-vegana/

É uma das clássicas nas mesas de São João e uma das favoritas da equipe… Não tem jeito, aquele cheirinho de doce gostoso fica na memória de criança. Aqui, substitui-se o leite por leite de coco, dando uma consistência mais firme para o doce.

Arroz Doce Vegano

https://www.youtube.com/watch?v=TfZ9YD7uUbs

Uma unanimidade, principalmente em famílias de origem portuguesa! Para ter uma deliciosa versão vegana desse doce tão típico, tudo o que você precisa é leite de amêndoas e leite de coco ou creme de soja.

Curau Vegano

https://www.youtube.com/watch?v=AtXNnDHVQKY

Muito fácil, né? Esse doce é a cara da festa junina e muito popular, e você consegue fazer um tão gostoso quanto o original só substituindo o leite por algum leite vegetal ou água (para quem adora o toque extra do amendoim, o leite vegetal dele é perfeito para essa receita!).

Doce de Leite de Coco

https://presuntovegetariano.com.br/receitas/doce-de-leite/

Essa é uma das receitas veganas que mais nos surpreendeu! Além de ser uma delícia, a textura aveludada e o doce bem docinho dele deixou a gente com vontade de fazer pra deixar de estoque! A receita é um pouco mais complexa, mas super fácil de fazer quando seguimos os passos.

Cuscuz Vegano

https://mdemulher.abril.com.br/receitas/cuscuz-vegano/

No lugar do ovo, você tem vários vegetais deliciosos, pronto para reviver esse clássico que está sempre presente nas festas.

Tantos pratos deliciosos assim dão água na boca, né? E foi com isso em mente que nós decidimos lançar o desafio São João Vegano: fez alguma receita da nossa lista ou tem alguma especial que não foi citada aqui? Manda para gente ou marque o nosso Instagram, vamos adorar!