As plantas podem ser aliadas poderosas na tarefa de equilibrar emoções, pensamentos e sentimentos. Mas você sabe como fazer isso? Nesse artigo vamos te mostrar algumas plantas e ervas que nos dão energia e disposição para enfrentar melhor o dia a dia. 🙂

Seja por meio de chás ou do simples contato com as plantas, é possível usar plantas e ervas para ajudar a cuidar do nosso estado emocional. Veja:

Alecrim, guaraná, erva-cidreira, ginseng, cravo-da-índia, coentro, funcho, hortelã. Essas são apenas algumas dentre as muitas plantas, ervas e temperos que podem ser usadas para suprir nossas carências energéticas.

As plantas medicinais previnem e até curam doenças. Proporcionam bem-estar e também podem ser boas fontes de energia para o corpo, tudo isso sem os efeitos colaterais muitas vezes indesejados de medicamentos sintéticos. Seja em forma de chá ou através de óleos, algumas ervas agem no nosso corpo em resposta ao estresse e estimulam o sistema de defesa do organismo. Podem atuar na melhoria da memória e do raciocínio. Aliadas à alimentação saudável e a prática de exercícios físicos, tendem a trazer um melhor resultado ao corpo.

Muito utilizado como chá e sob forma de óleos essenciais. Possui propriedades bioativas. Tem ação diurética, que ajuda a eliminar o excesso de água que causa inchaço. Atua facilitando a digestão, o que é ótimo para a circulação do sangue e para a melhora do trânsito intestinal.

Com propriedades bastante conhecidas, ajuda na diminuição da febre. Por ser um diurético, atua também no emagrecimento. É uma alternativa para evitar dores de enxaquecas e ajuda a controlar o apetite. Por causa da grande quantidade de cafeína que possui, promove uma melhor circulação, o que provoca a dilatação em algumas artérias e contração em outras, motivo pelo qual é excelente no tratamento de enxaquecas, evitando também as cãibras.

É muito comum no Brasil. Tem infinitas propiedades benéficas: analgésica, ansiolítica, anti artrítica, antiasmática, antidiarreica, antiséptica e calmante. Principalmente sob a forma de chá, ajuda na desintoxicação do organismo e facilita a digestão, dentre vários outros benefícios. Possui flavonoides que auxiliam no processo de combater células degenerativas.

Também conhecido como um “elixir da vida longa”. É amplamente utilizado sob a forma de cápsulas e em pó, principalmente por causa de suas propriedades energéticas e ao mesmo tempo anti-estresse. Flavonoides presentes em sua composição, além de aumentarem o fluxo sanguíneo no cérebro, evitam os microderrames e coágulos, responsáveis pelas falhas de memória. É um revigorante do organismo, combate a fadiga, o estresse, e ainda aumenta a capacidade de concentração e trabalho.

Acalma o ímpeto, a agitação, ajuda a equilibrar as emoções. Emagrece e contribui para a manutenção de um peso saudável em longo prazo.

Capaz de estimular a concentração e aumentar a capacidade de reunir energia para materializar sonhos. Gera clareza nos pensamentos e aguça o senso de observação.

Os benefícios da hortelã podem envolver desde efeito relaxante até recuperação e tratamento de queimaduras. O suco pode ser não só consumido em lanches, mas também aplicado sobre a pele, beneficiando os tecidos de diversas formas. Suas propriedades são buscadas também a partir da aromaterapia, onde é utilizado o aroma da planta para relaxamento físico e mental. Pode se tomar o chá, mas há também a inserção das folhas na água do banho, em banheira com água morna, excelente para aliviar o estresse do cotidiano.

Além do poder de energizar o corpo as plantas também podem energizar espaços. A alfazema, por exemplo, tem poder tranquilizante e por isso garantirá boas noites de sono. Também tem função de proteção e limpeza. Cultivar arruda em casa é uma forma de repelir qualquer tipo de mau-olhado. Essa espécie se destaca como uma das mais poderosas contra a inveja. Já a hortênsia pode ser cultivada dentro ou fora da casa com a missão de atrair prosperidade.

A Maria Verde possui óleos essenciais e produtos naturais feitos para garantir seu bem estar! Confira aqui.

2 respostas

  1. -Bom dia, pode ser envolvido com Vinho???
    _Pode ser utilizado o Coentro da india com, Hortelã