A lavanda (Lavandula angustifolia), ou alfazema, é linda, cheirosa e, ainda por cima, tem uma cor muito bonita. Mas, além do cheiro e da beleza, você sabe quais são os benefícios dela para o corpo e mente? O mais conhecido deles é o combate ao estresse e à ansiedade. Sim, a lavanda é um ótimo relaxante. Mas há muitos outros benefícios: propriedades antifúngicas, analgésicas, anti-inflamatórias, bactericidas, sedativas e cicatrizantes. Veja aqui tirar o máximo proveito!

Para a pele e o cabelo

A lavanda é uma grande regenerador das células cutâneas. Levou uma picada de inseto, tem acne leve, pele muito oleosa? Aplique uma gotinha de óleo essencial de lavanda (não se exponha ao sol), ele vai ajudar a prevenir infecções e a cicatrizar mais rápido, além de regular a oleosidade.

Ajuda a tratar as cicatrizes causadas por queimaduras (ou cicatrizes causadas por lesões). Também atua como analgésico. Tem a capacidade de aliviar a coceira e reduzir os sintomas de eczema. Tonifica e torna a sua pele firme, pois aumenta a circulação, resultando em um fornecimento adequado de oxigênio e nutrição para as células da pele.

Contém antioxidantes poderosos que podem lutar contra os efeitos nocivos dos poluentes sobre a pele.

Para combater a oleosidade do couro cabeludo e a queda de cabelo, massageie duas gotinhas de óleo essencial de lavanda no couro cabeludo, 2 x por semana. Deixe agir por 1 hora (sem ir ao sol) e depois lave normalmente.

Para a mente

A lavanda é a planta mais conhecida e estudada da aromaterapia. Acredita-se que a lavanda dê clarividência, coerência e concentração. Ativa a glândula pineal, que produz a melatonina, agindo sobre as emoções e dando serenidade. É o melhor óleo para trabalhar o “chackra laríngeo”, excelente para pessoas que cantam e que usam muito a voz. Também ajuda aqueles que têm medo de falar em público, medo de não serem aceitos, e dificuldade para se expressar. Possui a capacidade de eliminar energias negativas tanto nas pessoas como no ambiente. Os banhos (principalmente à noite) e as massagens em ambos os lados da coluna vertebral podem ajudar quem tem problemas psicológicos.

O óleo essencial de lavanda

O óleo de lavanda é um líquido amarelado, de odor doce, floral e herbal.. É utilizado na fabricação de fragrâncias e perfumes  (nota doce, floral e herbal), de medicamentos (para o tratamento da ansiedade) e de cosméticos por suas propriedades cicatrizantes, antissépticas e anestésicas. Na aromaterapia, é utilizado como um poderoso antidepressivo, relaxante e ansiolítico, e na indústria de alimentos é um ingrediente requintado, muito utilizado na aromatização de chocolates e biscoitos.

Aromaterapia

A lavanda é a planta mais conhecida e estudada da aromaterapia. Seu óleo essencial é utilizado por gestantes, recém-nascidos, crianças, adultos e idosos para inúmeros casos e situações. O óleo de lavanda, devido a sua baixa toxicidade e por seus inúmeros efeitos terapêuticos é o óleo essencial mais queridinho e versátil da aromaterapia.

Para experimentar, despeje em um difusor de óleos essenciais (rechaud) um pouco de água e somente uma gota de óleo essencial de lavanda para cada metro quadrado da sala ou ambiente no qual você está. Dessa forma, a fragrância do óleo vai se espalhar no ambiente, tendo efeito relaxante.

Óleo essencial nos cabelos

A lavanda pode ser usada para para controlar a perda de cabelo, a alopecia, a caspa e os piolhos. O óleo de lavanda é extremamente eficaz no tratamento da perda de cabelo. Massagear regularmente com este óleo ajuda a controlar a perda de cabelo e melhorar o crescimento, aumentando a circulação sanguínea do couro cabeludo.

A alopecia areata é uma doença autoimune caracterizada pela perda de cabelo. Massagear o couro cabeludo seco com óleo essencial de lavanda ajuda no tratamento deste problema, bem como assegura o crescimento significativo do cabelo dentro de alguns meses.

O óleo essencial de lavanda também pode ajudar a se livrar de couro cabeludo seco e caspa. Misture 15 gotas de óleo essencial de lavanda com 2 colheres de sopa de azeite ou óleo de amêndoa e aqueça a mistura por cerca de 10 segundos. Massageie seu couro cabeludo com esta mistura de óleo quente e coloque uma touca de chuveiro. Lave com um shampoo suave após uma hora.

Por ser um poderoso antisséptico, o óleo de lavanda pode aliviar o couro cabeludo de piolhos, piolhos, ovos ou lêndeas. Massagear seu couro cabeludo com este óleo pode matar os piolhos e lêndeas.

Para ter um momento de puro relaxamento e aliviar o estresse, adquira na Maria Verde o óleo Essencial Lavanda Arte dos Aromas.