E chegou a época mais colorida, brilhante e foliã do ano! O Carnaval é uma das festas favoritas da nossa equipe, que adora investir em looks cheios de brilho, paetê e glitter para se jogar nos bloquinhos.

E é desse campeão dos looks carnavalescos e das vendas que vamos falar hoje: o glitter.

Muitas pessoas ficam chocadas em saber disso, mas o glitter é composto pelo que chamamos de microplásticos, uma matéria derivada dos plásticos comuns com alumínio e é altamente nocivo para o meio ambiente, já que a maioria das vezes ele é descartado usando água da torneira e parando nos esgotos, que por sua vez, vão parar na água. Para colocar em números, estima-se que cerca de 15 a 51 trilhões de microplásticos estejam hoje presentes nos mares e oceanos, afetado toda a cadeia alimentar dos animais que vivem na água.

E como é do perrengue que geralmente vêm as boas ideias, muitos amantes dos micro-brilhos pararam para olhar e analisar quais seriam as alternativas mais sustentáveis para poderem continuar a usar o glitter sem agredir o meio ambiente. Com isso nascem os glitters biodegradáveis, feitos com ingredientes mais seguros e saudáveis para a sua pele e para o nosso planeta.

Como assim, glitter biodegradável?

Uma solução moderna e recente, esse glitter é feito com ingredientes naturais e geralmente levam ágar-ágar, pó de mica (um minério, que pode ser usado tanto na versão natural quanto sintética) e sal na composição, imitando o brilho das partículas de plástico. Quando misturado com os corantes, ganham uma gama infinita de cores divertidas! Algumas versões mais industrializadas levam celulose e corantes artificiais, mas ainda assim são opções viáveis e seguras para veganos e pessoas com peles mais sensíveis.

Soluções naturais, veganas e cruelty-free já estão no mercado há alguns anos, e têm ganhado os holofotes com diversas campanhas de conscientização para o uso dessas alternativas. E a melhor parte de tudo é que você pode também testar algumas opções de receitinhas caseiras com pó de gelatina vegetal e corantes naturais!

Confira aqui a nossa receita favorita:

Com um pacote de pó de gelatina incolor (aquela mais comum, encontrada em supermercado mesmo), ou com um pacote da opção vegana, pó de ágar-ágar, também chamado de gelatina vegetal (esse você encontra em várias lojas de produtos naturais).

Faça uma pastinha com o pó e os corantes das suas cores favoritas. Prefira os compostos biodegradáveis como pó de beterraba, cúrcuma, spirulina e urucum. Par ter um efeito mais brilhante é só adicionar o pó de mica na mistura.

Com um tapete de silicone, espalhe uma camada bem fina da mistura e deixe secar até ficar bem firme. Isso pode durar até 36 horas. Quando a pasta estiver completamente seca, triture com um mixer ou processador (depende da quantidade e do tamanho da sua mistura) para fico com o efeito de purpurina.

Onde eu encontro o glitter biodegradável?

E para quem não é muito chegada ao Faça-Você-Mesma, a boa notícia é que hoje em dia é muito mais fácil encontrar glitters biodegradáveis a venda. Aqui na Maria Verde você encontra o glitter da Valeu Shock, vem ver!

Vai curtir o bloquinho de bio-glitter? Não esquece de marcar a gente no instagram, vamos amar ver vocês brilhando com nosso glitter 100% natural e vegano!