5% OFF em seu próximo pedido! Cupom: MV2019

Estilo de Vida Minimalista

Como estilo de vida, minimalismo é o princípio de reduzir ao máximo o consumo excessivo, buscando uma vida mais simples e significativa para se conectar com tudo aquilo que realmente importa.

O estilo de vida minimalista não é contra o consumo, mas questiona o consumismo. Aqui a máxima de que “mais é melhor”, muito comum até pouco tempo atrás nas propagandas, só serve como referência do que não fazer. O minimalismo propõe simplificar, reduzir, ou apenas não adquirir o que é desnecessário. Em vez do exagero, a intenção é ter mais espaço e tempo livre.

Estilo de vida minimalista x estilo de vida consumista

O consumo faz parte da nossa realidade, mas Isso não significa que não possamos consumir de maneira mais consciente.

O estilo de vida minimalista procura se concentrar apenas no que é necessário e importante para viver, o que significa evitar o acúmulo de objetos, organizar a rotina e ter mais tempo para fazer aquilo que gosta e estar com quem ama. O minimalismo busca viver com menos, uma simplicidade que surge de forma voluntária e que não tem a ver com falta de dinheiro.

A percepção de que não é preciso de muito para viver feliz vem motivando muitas pessoas, onde a organização e o uso reduzido de espaço é uma grande dádiva à quem quer se sentir livre de bugigangas e ter mais liberdade.

Confira agora algumas dicas para uma vida minimalista:

  1. Não tenha receio de se desfazer de coisas que não usa. Pense também no destino que dará para elas. Você pode transformar o desapego em boas ações.
  2. Se desfaça de coisas que não são mais compatíveis com a pessoa que você é hoje.  Guarde as lembranças na memória.
  3. Faça uma lista das coisas que você acha essencial. Isso te dará foco.
  4. Procure não ser tão radical no começo. O processo de adaptação é gradativo. Lidar com apego é lidar com emoções.
  5. Faça essa “limpeza” sozinho. Por mais que a intenção de outras pessoas seja de ajudar, a gente acaba sendo influenciado por sentimentos que não são nossos e nos distraindo.
  6. Lembre-se: quando só fica o que você ama, a vida fica muito mais leve!
  7. Não mantenha coisas que comprou e nunca usou. O dinheiro já foi gasto, não vai voltar para o seu bolso.
  8. Na hora de comprar, priorize coisas de maior qualidade. Geralmente, elas têm maior durabilidade.
  9. Tenha metas não-materiais para destinar seu dinheiro. Viagens, experiências diferentes, lugares para conhecer. Liste o que você sempre quis fazer e ainda não teve oportunidade de realizar. Troque coisas materiais por experiências e sensações.
  10. Leia muito! Pesquise. Existem muitos blogs e livros direcionados ao tema.
  11. Procure se informar de onde vêm as coisas que você compra. Sejam alimentos, roupas, cosméticos. Dê prioridade a produtores locais e artesanais. Isso combate, mesmo que indiretamente, o trabalho escravo, testes em animais e, de quebra, empodera mais pessoas e menos corporações.
  12. A reflexão é o melhor caminho para o equilíbrio mente + corpo + alma. Procure tirar alguns minutos do dia para refletir e meditar.
  13. Leve o minimalismo para fora da sua casa. Além de ser prazeroso morar em um ambiente clean, tranquilo e menos poluído, usar disso no seu ambiente de trabalho pode aumentar sua disposição, criatividade e evitar distrações.
  14. Não acumule problemas e funções. É sempre bom definir metas que somos capazes de concluir sem tornar nosso dia-a-dia maçante ou viver com a sensação de estar sobrecarregado.
  15. Dê uma atenção para as coisas virtuais que acabou acumulando.
  16. E por último: não precisa convencer ninguém que seu estilo de vida é o ideal. Cada um vive da maneira que sente melhor.

A Maria Verde é uma empresa focada na sua saúde e no meio ambiente. Nossos produtos são selecionados para que você possa viver da forma mais natural possível. Sem parabenos, testes em animais, transgênicos e corrosivos. Acreditamos que, às vezes, é preciso dar um passinho para trás e nos voltarmos para um modo de vida mais simples. Confira nossos produtos aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos te ajudar?