Como aliviar o estresse do dia-a-dia com técnicas naturais?

Com o dia a dia cada vez mais intenso, as nossas vidas se tornam cada vez mais estressantes. A presença das redes sociais, e o fato de nós nunca estarmos realmente desconectados, aumento muito as nossas taxas de ansiedade e estresse.

Embora o estresse, a ansiedade e a depressão clínicas, que são alterações fisiológicas no cérebro e no corpo dos indivíduos que sofrem dessa doença deva ser tratado com o acompanhamento médico e, geralmente, associado a remédios psicotrópicos, o estresse e a ansiedade do dia a dia – aqueles momentos de pressão que são mais comuns -, podem ser tratados com técnicas naturais.

O estresse mental e o estresse emocional

Identificar o tipo estresse que você está passando é fundamental para entender qual a melhor solução para você. Níveis leves de estresse no dia a dia fazem parte de uma rotina como a de muitos, o trabalho, a vida pessoal e as pendências são fatores que cansam a mente e o corpo, porém temos que ficar atentos quando esse estresse começa a passar dos limites e se torna algo difícil de lidar.

Nós podemos ter estresses mentais, vindos de estímulos intelectuais e atividades em demasiado, como o trabalho, estudos e novidades na rotina. Ou o estresse emocional, que pode ser causado por mudanças na rotina e rupturas inesperadas, como a perda de alguém querido, o término de um namoro ou uma demissão.

Quais são os melhores chás e substâncias naturais para o estresse?

Nós encontramos substâncias calmantes em toda a natureza. Os chás, sucos e aromas podem ajudar muito na hora de relaxar a mente e o corpo para uma rotina mais balanceada.

O maracujá e a camomila são as duas substâncias mais conhecidas, sejam consumidas como chá, suco ou em aromaterapia com óleos essenciais, elas ajudam a relaxar o corpo e reduzir a sensação de estresse. A lavanda, perfeita para quem busca uma boa noite de sono, pode ser usada como spray para o ambiente ou em cremes corporais e pomadas para têmporas. Chás como os de Melissa, Erva-Cidreira ou o Chá Verde também são ótimos para redução de estresse e ansiedade.

Todos esses compostos possuem ação relaxante e, muitas vezes, combatem o inchaço que o cortisol (substância presente em alto nível quando estamos sob estresse) causa em nossos corpos, dando uma sensação de alívio.

Exercícios para aliviar o estresse e ansiedade

Manter o corpo ativo, beber água o suficiente e parar para respirar fundo em momentos de estresse parecem três coisas óbvias para se falar, mas muitas pessoas esquecem de para um pouco nas suas rotinas para se cuidar.

Enquanto meditação, alongamentos e ioga promovem o relaxamento da mente e dos músculos, a corrida e esportes de alto impacto (como boxe, escalada e treinos funcionais) dão mais adrenalina ao praticante, ajudando no controle hormonal do estresse e da ansiedade.

Aprender a controlar a respiração e focar no seu corpo enquanto faz o exercício é uma das melhores ferramentas para encontrar seu ponto de equilíbrio, mantendo a mente alerta para situações extremas de fadiga e ansiedade.

O que o excesso de estresse e ansiedade pode causar?

O estresse mental pode evoluir para a fadiga mental e até mesmo para seu grau mais forte, a estafa. Já o estresse emocional pode desencadear uma série de reações psicossomáticas, evoluindo para depressão e outras doenças ligadas ao emocional.  Ambos estão ligados à depressão e doenças mais graves como as síndromes de borderline.

A ansiedade, por sua vez, quando entra em ponto crítico pode causar ataques de pânico e episódios de grande descarrego emocional, que podem vir como “estouros”.

O estresse e a ansiedade, quando não causados por desequilíbrios químicos no cérebro, podem sempre ser controlados com o equilíbrio e as pausas do dia a dia, e é só conhecendo nossos limites que conseguiremos controlá-los.