Queridinho dos aromaterapeutas e de quem procura um jeito mais natural para relaxar, o óleo de lavanda é uma aposta certa para várias coisas: hidratar a pele e o cabelo, ajudar a dormir, acalmar… Os benefícios da lavanda são inúmeros! 

A lavanda é uma planta natural muito usada pela medicina natural e pela ayuverda, e na forma de óleo vegetal pode ser aplicada diluída com água para fronhas e travesseiros, em difusores para  a aromaterapia e até mesmo pura diretamente no corpo e nos cabelos. 

Como posso usar o óleo de lavanda no dia a dia e quais as suas propriedades?

A lavanda é ótima para acalmar pessoas mais ansiosas. Servindo como um auxiliar em tratamentos para ansiedade crônica, o óleo de lavanda em difusores é um dos principais responsáveis para acalmar e relaxar. 

Também pode ser utilizado morno em massagens relaxantes. O seu poder relaxante vai muito além de um efeito promovido pelo olfato, sendo um relaxante muscular perfeito para quem precisa de um tratamento leve. 

E além de acalmar, ele é um potente aliado no combate à insônia de forma natural, podendo até mesmo ser ligado nas têmporas ou usando misturado em manteigas de cacau.

Por ser um conhecido antisséptico natural, ele é um ótimo óleo para limpar feridas superficiais e ajudar na sua cicatrização. Também possui uma boa ação bactericida e pode ser aplicado diretamente em forma de óleo na pele ou com o auxílio de um algodão. O seu uso é recomendado apenas para ferimentos leves e superficiais, podendo ajudar na cura de queimaduras menores, dermatites e micoses. 

E como ajuda em queimaduras, a lavanda é uma ótima forma de pós-sol. O recomendado é diluir o seu óleo em água e borrifar por toda a pele irritada pera alívio imediato da dor no local. 

Além disso, o óleo de lavanda é conhecido por aliviar distúrbios respiratórios, ajudando com crises asmáticas e bronquites, tosse seca e congestão nasal. Neste caso, o ideal é que seja usado em auxílio com a inalação, em forma de vapor. 

E de quebra, a lavanda é um dos perfumes mais deliciosos para serem usados no dia a dia. Pingue um pouco do óleo em locais quentes do corpo como cotovelos, pulsos e pescoço para um aroma leve e encantador!

Mas fique atento – o uso de óleo de lavanda, para ter todos os seus efeitos, precisa ser do óleo essencial. O que é isso? É um óleo feito especialmente com a planta, e em um litro de óleo são usados 500 quilos dela. Muitos produtos que dizem levar a essência de lavanda, na verdade, levam uma versão sintética da mesma que perde todos os benefícios medicinais que citamos acima, mantendo apenas o seu aroma como característica. 

Sempre que buscar produtos como óleos, certifique-se que eles são produtos legítimos e naturais, e não derivados de um processo sintético, caso o objetivo seja utilizá-lo por seus benefícios medicinais. 

Ficou interessado no óleo de lavanda? Confira na nossa loja online!

Uma resposta