Nós sempre estamos em busca de uma vida mais equilibrada e mais sustentável, com alternativas que conversam com nossas filosofias e com o que queremos deixar para o mundo. Juntamos aqui algumas dicas bacanas para te ajudar a encontrar alternativas mais ecológicas para o seu dia-a-dia e como começar a pensar e agir de maneira mais sustentável.

Hoje é muito mais fácil termos acesso à soluções ecológicas para questões diárias. Desde as sacolas retornáveis até os produtos de higiene íntima criados com tecnologias que diminuem o impacto negativo no meio ambiente, o “think green and local” é uma tendência e uma realidade no mundo todo! As alternativas ecológicas buscam sempre integrar as produções locais com soluções que gerem menos poluição para a terra, como o incentivo aos pequenos comércios no lugar de grandes cadeias, sempre pensando em uma mão de obra mais justa, a redução do uso de plásticos, papéis e outros descartáveis que poluem o meio ambiente, a adoção de reciclagens e compostagens… e tudo isso traz para a nossa rotina mais sustentabilidade e responsabilidade ambiental!

Mas como começar?

Pense pequeno: na sacola das compras de mercado, nos minutos a mais no banho, os produtos que usamos na pele e nos cabelos, as roupas que compramos. Uma rotina mais sustentável pede uma revisão de hábitos e pensamentos – lembrar de levar uma sacola retornável, de não aceitar canudos e talheres de plástico, evitar o excesso de guardanapos de papel. Essas pequenas atitudes já tem um impacto enorme na sua produção de lixo. Agora imagine se você começar a reciclar, de maneira correta, tudo o que descartaria?

Algumas de nossas alternativas favoritas e descobertas do ano ajudaram muito a equipe do Maria Verde, e você confere elas aqui:

  1. Glitter biodegradável: Você sabia que o glitter são diversas mini-particular de plástico e são péssimos para o meio ambiente? Pois é! E como a gente ama um brilho e ama uma folia cheia de glitter, descobrir uma alternativa sustentável fez a gente curtir muitas festas com zero peso na consciência! Hoje ele já está disponível em diversas lojas em cores e formatinhos diferentes, o que faz a gente amar ainda mais!
  2. Higiene íntima feminina e soluções para menstruação: Além do coletor menstrual, que hoje é uma das formas mais sustentáveis e confortáveis para as mulheres em período menstrual, também existem opções como absorventes reutilizáveis de algodão e calcinhas absorventes, que podem ajudar muito nos dias de fluxo e, além de serem uma economia mensal enorme, diminuem a produção de lixo de absorventes comuns;
  3. Canudos, copos e kits reutilizáveis: Os canudinhos e copos reutilizáveis, assim como garrafas de água, são bem famosos. O mais bacana é que você pode completar seu kit com todo um jogo de talheres feitos de materiais sustentáveis, e até guardanapos de pano. Além disso, há uma variedade de itens de cozinha sustentáveis, como os papéis com cera de abelha, que vêm para substituir o plástico filme. Hoje temos opções cada vez mais diversas para ter uma cozinha e um dia a dia completamente sustentável!
  4. Produtos de limpeza biodegradáveis: Nós já falamos de soluções baratinhas e orgânicas para os seus produtos de limpeza aqui (link)! Mas também existem opções ótimas de produtos biodegradáveis que usam soluções que poluem menos o meio ambiente e são menos agressivas!

A verdade, é que ser sustentável é uma questão de hábito! Repensar não apenas a forma como vivemos, mas a forma como consumimos. E estamos falando de consumos de todos os tamanhos: cada tampinha de plástico e embalagem desnecessária fazem a diferença para o meio ambiente. 

A forma como comemos, andamos pela cidade, nos vestimos e até os discursos que apoiamos mostram quem somos, e se o que buscamos é uma vida mais equilibrada e ecológica, temos que tomar muito cuidado com o que colocamos dentro de nossos corpos e de nossas casas!

Na Maria Verde a gente sempre traz diversas alternativas bacanas e sustentáveis para você, com produtos escolhidos à dedo pela nossa equipe e que você pode conferir aqui.

E não esqueça: comprou um produtinho da Maria Verde e gostou? Recomenda para as amigas e amigos! E se postar nas redes sociais, marca a gente, vamos adorar te acompanhar!