As máscaras e tratamentos estéticos à base de argila existem desde os tempos antigos. E há uma razão para isso: a boa e velha terra tem muitos benefícios a oferecer para a nossa pele.

Como viajar para o meio do mato para um tratamento facial pode ser um pouquinho complicado, a argila vem sendo embalada e vendida por aí com os mesmo ingredientes elementares. Ela nada mais é que um material de origem mineral coletado diretamente do solo, sendo composto de derivados do alumínio e água.

Em máscaras faciais ou em camadas pelo corpo, tratamentos com argilas ajudam a eliminar as toxinas, além de regenerar e acalmar a pele. Entre os mais conhecidos estão a Argiloterapia ou Geoterapia.

Se você não tem certeza de qual deles é o melhor para resolver probleminhas com a sua pele, veja aqui como descobrir neste guia básico. Saiba como usar a argila no rosto, como fazer a máscara de argila e o que são e como são as argilas verde, branca, vermelha, cinza e preta. Se joga!

Como usar máscaras de argila

Por não ser agressiva, a máscara facial de argila pode ser feita em casa e usada diariamente. Para quem possui pele oleosa e acnéica, é melhor usar água mineral na misturinha. Passe no rosto, deixe secar por aproximadamente 25 minutos e retire. Em seguida, passe um hidratante. Veja aqui todos os detalhes sobre como usar a argila no rosto, como preparar e do que você vai precisar.

 A argiloterapia também pode ser usada nos cabelos. Age nos fios, efetuando uma limpeza profunda, revigorando e dando brilho. Esse tipo de tratamento dura de 10 a 12 sessões, com intervalos semanais. A partir da terceira sessão, os resultados já começam a aparecer.

Tipos de argila

Existem vários tipos de argila, cada uma com diferentes substâncias que dão a elas qualidades especiais. Confira aqui alguns dos principais tipos disponíveis:

Argila Verde

Mais indicada para cabelos e peles que precisam apenas de tonificação e limpeza.

Argila Vermelha

Ativadora da Bioeletricidade cutânea, possui altos teores de ferro e cobre responsáveis por seus efeitos depurativos e revitalizantes. Os minerais presentes nesta argila atuam estimulando a circulação e aumentando sua resistência, viço e luminosidade.

Argila Preta

Indicada para o tratamento de pessoas com oleosidade excessiva e queda dos fios, possuindo também ação antiinflamatória e anti-stress.

Argila Cinza

Argila rara com alto teor de silício e titânio, é extremamente absorvente e tem entre seus benefícios: melhora a circulação absorve e depois elimina toxinas e impurezas, realiza um peeling suave, refresca, hidrata e revitaliza.

Produtos de argila para o rosto

Apesar de existirem outros produtos medicinais e de estética à base de argila, sua aplicação mais comum é na forma de máscaras para o rosto. Essas máscaras favorecem a reprodução celular integral, afinando e clareando a pele; promovem a esfoliação da pele e do couro cabeludo; absorvem toxinas e impurezas; promovem a reconstituição dos tecidos; fazem desintoxicação metabólica capilar, facial e corporal e estimulam o crescimento dos fios, pois atuam na circulação.

Pode ser uma excelente alternativa aos remédios sintéticos, que sempre têm contraindicações e acabam por persistir em nossos corpos ou na natureza (quase nunca biodegradáveis.)

Ficou curiosa e quer experimentar? Então, comece com a marca pioneira em beleza natural e orgânica no Brasil, a Bioart, disponível aqui na Maria Verde (entre outras marcas)! A Bioart tem uma linha completa para quem é apaixonado pela argiloterapia. Veja todas as opções de máscaras de argila Bionutritivas da Linha Rituals, todas prontas para usar, com ativos naturais que potencializam os resultados, argila micronizada que possui uma capacidade superior de absorção e seus benefícios para a pele.

3 respostas

  1. Argila branca pode passar no rosto todo.. inclusive a baixo dos olhos..pois tenho olheiras….

  2. Tenho melasmas, acho terrível, Faço uso continuo de bloqueador solar sempre! Gostaria de informações qual argila adequada para clarear, ou até mesmo acabar de vez com os melasmas! Os meus são de gravidez e exposição ao Sol