Presente nas florestas brasileiras e usado em rituais de beleza antigos e tradicionais dos nossos nativos, o óleo de copaíba, extraído da árvore com o mesmo nome, carrega muitas propriedades que têm interessado leitores por aí.
Poderoso cicatrizante, antiinflamatório e antibiótico, esse óleo possui o ácido canrenóico e o ácido cariofileno em sua composição, e possui uma variedade de funções para ajudar o seu corpo por dentro e por fora.
Mas pra que serve o óleo de copaíba?
Indicado para o tratamento de processos inflamatórios e de cicatrização, esse óleo é um super-óleo-multi-funções, perfeito para sempre ter em casa, podendo ser aplicado no corpo, rosto e cabelos, assim como ingerido.
Quando falamos do uso dele para a pele, o óleo é indicado para o tratamento de micoses, dermatites (como pequenas inflamações, eczema e descamações) e psoríases, assim como o controle de oleosidade no rosto, diminuindo a presença de acne, vermelhidão e poros dilatados. Além disso, ele também serve como um ótimo hidratante facial, nutrindo e uniformizando a pele do corpo e rosto.
Para o couro cabeludo, ele é um eficiente ingrediente no combate à caspa, seborréia e queda de cabelo em excesso.
Ideal para curar machucados menores, processos inflamatórios que causam dor e relaxar os músculos do corpo quando empregado como óleo de massagem, ele ativa a circulação sanguínea, promovendo uma desintoxicação do corpo, além de ser um excelente antisséptico.
O óleo de copaíba, quando ingerido, auxilia no alívio de crises de tosse, principalmente quando acompanhadas por processos inflamatórios ou bacterianos, que formam catarro e pus na garganta, também servem como laxante e ajudam o fígado a limpar as toxinas presentes no corpo.
Sobre o óleo de copaíba
A Copaíba (também conhecida como copaibeira e pau-de-óleo), árvore nativa encontrada na nas regiões da América Latina, principalmente nas áreas amazônicas, e África Ocidental, é de onde vem o óleo de copaíba. O óleo de copaíba é extraído do tronco da árvore para usos na indústria cosmética e farmacêutica.
Esse óleo, muitas vezes chamado de óleo milagroso, é conhecido pelos brasileiros como um remédio popular e natural e teve recentemente seus benefícios comprovados através de estudos médicos. Indicado para as mais diversas necessidades, esse óleo tem diversos fins benéficos.
Como utilizar o óleo de copaíba
Para o corpo é recomendado que se passe de 2 a 3 gotas por região, já nos cabelos, de 4 a 5 gotas para massagear o couro cabeludo. Caso você deseje misturar com cremes hidratantes ou fabricar seu próprio sabonete, use de 5 a 10 gotas, dependendo do volume do recipiente.
O uso do óleo de copaíba deve ser feito com responsabilidade e, para os casos de ingestão, apenas sob orientação médica. Para saber se você tem alguma sensibilidade ao composto, passe uma gota do óleo no braço e espere ao menos 24 horas antes de utilizar, caso apresente alguma irritação, evite por completo.
Mulheres grávidas e pessoas sensíveis ao composto devem evitar seu uso.
Onde você encontra o óleo de copaíba
Na Maria Verde você encontra duas opções 100% naturais do óleo de copaíba.
O da Ekilibre é um poderoso óleo cicatrizante de 60ml, perfeito para ajudar a pele a se recuperar de pequenos machucados ou irritações relacionadas a dermatites, reforçando a hidratação e uniformizando a superfície, assim como aliviando a sensação de queimação e coceira.
Já a loção hidratante da Cativa Natureza vem com 240ml, perfeito para usar no corpo todo, deixando a pele hidratada e refrescante, misturando o poder hidratante da Copaíba com as propriedades emolientes e anti-idade da Manteiga de Cupuaçu!
Ambos os produtos são 100% Cruelty-Free e Veganos!